top of page
Buscar

TRANSFORME SUA DOR EM PODER

  • theilorprigol5
  • 15 de out. de 2020
  • 4 min de leitura

Você já abriu mão de algo em sua vida para evitar a dor?

Se isso ocorresse uma ou duas vezes ao ano não teria problema, porém para a maioria de nós é um hábito arraigado!


DOR

Frequentemente nos escondemos atrás de um muro invisível, porque além dele está a dor. Esse lugarzinho que nos mantêm aprisionados é o que conhecemos por Zona de Conforto. Não me refiro a um lugar físico, mas um estilo de vida que evita qualquer coisa que possa ser percebido como doloroso.


Pense por um momento em algo que você odeia fazer. Como você organiza sua vida para evitar fazer essa atividade? Imagine esse padrão de comportamento como um lugar em que você se esconde. Essa é a sua Zona de Conforto. Como você se sente nela? Provavelmente se sente seguro, protegido, livre.


O problema é que escapar da dor não é o suficiente para nós, insistimos em substituir a dor pelo prazer! Isso aparece quando ficamos perdidos navegando na internet, consumimos drogas ou álcool, comemos comidas gostosas, fazemos compras compulsivas... A sensação desse mundo alternativo é reconfortante, porém somente nos torna mais debilitados.


Não importa no que consiste sua Zona de Conforto, você paga um preço alto por ela!

A vida lhe oferece infinitas possibilidades, mas junto com ela vem a dor. Se você não for capaz de tolerar a dor, será incapaz de viver plenamente. A suposta finalidade da Zona de Conforto é manter sua vida segura, mas o que realmente faz é manter sua vida limitada.

Quando nos aventuramos a uma vida de infinitas possibilidades, a primeira barreira que encontramos é a da dor. Se não encontrarmos uma maneira de superá-la retornamos para o lugar onde nos sentimos seguros, ou seja, o mesmo lugar estagnado de sempre. Com o passar do tempo desistimos de sequer tentar escapar da Zona de Conforto e abandonamos nossos mais queridos sonhos e aspirações.


Mas porque, mesmo pagando um alto preço não conseguimos abandonar nossa Zona de Conforto? Pela necessidade de gratificação imediata. A Zona de Conforto nos faz sentir bem no momento, sem a preocupação com o futuro. E temos uma capacidade extraordinária de mentirmos para nós mesmos nos convencendo que a fuga é a melhor saída, que estamos tomando uma decisão nobre e sensata.


Poucas são as pessoas que se recusam a viver suas vidas limitadas. Passam por muitas dores de rejeição, fracassos, constrangimentos e ansiedades. Além de lidarem diariamente com dores tediosas necessárias para a disciplina pessoal, forçando-se a fazer coisas que todos deveríamos fazer mas não fazemos, como de se exercitar, ter uma dieta saudável e nos manter organizados. Por não evitarem, podem correr atrás de suas aspirações e parecem pessoas mais vivas que o resto de nós.


O que essas pessoas tem de especial é um senso de propósito. Vivem o presente sem se importar o quão doloroso seja, pois assumem uma responsabilidade por seu futuro. Essa força impulsionadora, vontade, desejo, como queira chamar é movida por esse encontro com o seu propósito no mundo.


Enfrentar a dor o torna superior a ela. O modo como você experimenta a dor muda de acordo com a maneira como você reage a ela. Quando você avança em direção a ela, a dor encolhe. Quando se afasta dela, a dor cresce. Cada vez que você se pegar pensando na temida tarefa, pare de pensar e enfrente a dor - “Pode vir”.


DOR E PODER

No momento em que nos comprometemos firmemente com algo, o Universo todo começa a agir, criando a nosso favor todo tipo de incidente, encontro e auxílio material surpreendentes. É algo maior que você! A sua força impulsionadora o coloca em sintonia com o movimento superior do Universo, abrindo um mundo de possibilidades.

A adversidade é o “peso” que nos ajuda a desenvolver nossa força interior. Existe uma força interior escondida que você só consegue acessar quando se esforça para superar a adversidade.


“O que não me mata, me fortalece”

Nietzsche

Quando você se recusa a aceitar um evento que já aconteceu, assume o papel de vítima. Fica reclamando e empacado, ou seja, não existe maior perda de tempo! A vítima pensa que sabe como o Universo deveria funcionar. Quando não é tratado de maneira que “merece” conclui que o mundo está contra ele. E essa é a justificativa para permanecer na Zona de Conforto.


A força interior só vem para aqueles que avançam diante da adversidade, e isso é impossível para uma vítima. Sua energia é gasta insistindo que o acontecimento adverso nem sequer deveria ter ocorrido. Ela só supera essa energia quando aceita o acontecimento, independentemente de quão doloroso tenha sido. Porém, aceitar essas coisas ruins exige muito esforço.


Enfrentar a adversidade sem se sentir como vítima.


CORAGEM

Coragem é a capacidade de agir diante do medo.

O medo está ligado a uma imagem que temos de algo terrível que acontecerá no futuro. Esse medo tende a nos paralisar e recuar. A única forma de enfrenta-lo é aprender a lidar com a incerteza, até porque, a certeza não passa de uma grande ilusão. Para desenvolver a coragem é preciso abandonar essa ilusão da certeza do futuro. Isso o deixará livre para se concentrar no presente, o único lugar onde você pode encontrar coragem para agir.


Enfim, Phil Stutz e Barry Michels no livro “O Método”, nos engrandece com sua percepção sobre o medo, e conclui nos afirmando sabiamente que, a vida nunca será isenta de dor, e que quando aceitarmos isso, nossa meta não será mais acabar com o sofrimento, mas sim aumentar sua tolerância a eles. A dor é a maneira que o Universo encontrou de agir para que continuemos a aprender. Quanto mais dor conseguirmos tolerar, mais poderemos aprender.

 
 
 

Comments


  • Facebook

©2020 winnercoaching. Criado por 4dois.com

bottom of page